Sabedoria para Vencer ! ( Parte 2)

Deus sabe da nossa incapacidade de trilharmos o caminho do cumprimento da promessa se não houver um preparo, este preparo que envolve adquirir habilidades, entendimento e discernimento desemboca no que podemos chamar de sabedoria, em síntese, sabedoria é qualidade que inclui bom senso, atitudes e ações corretas.”

No caso dos projetos de Deus em nossa vida Ele nos dará a revelação bíblica, que nos garantirá todo tipo de recursos, entretanto será necessário adquirir sabedoria para entender, suportar e administrar os desafios e demandas que certamente nos envolverão na trajetória rumo ao cumprimento das promessa de Deus. Diferentemente das promessas (revelação bíblica) que dependem única e exclusivamente dos [1]desígnios de Deus para nossa vida, a construção da sabedoria acontece a partir da promessa, mas só pode ser concluída se esta promessa for digerida e assimilada a ponto de nos impulsionar a construir atitudes rumo à maturidade seja ela espiritual, emocional ou intelectual, usando para isto, todos os meios lícitos possíveis.

Para podermos construir um entendimento sobre revelação bíblica e sabedoria tomaremos o texto da história de José relatada em [2]Gênesis capítulo 37:

5 Certa vez José teve um sonho e o contou aos seus irmãos. Aí é que ficaram com mais raiva dele 6porque ele disse assim:

– Escutem, que eu vou contar o sonho que tive. 7Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele.

8Então os irmãos perguntaram:

– Quer dizer que você vai ser nosso rei e que vai mandar em nós?

E ficaram com mais ódio dele ainda por causa dos seus sonhos e do jeito que ele os contava.

9Depois José sonhou outra vez e contou também esse sonho aos seus irmãos. Ele disse assim:

– Eu tive outro sonho. Desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim.

Esta passagem bíblica tão bela e reveladora começa falando de uma revelação profética através de sonhos, Deus fala a José acerca de seu futuro, das coisas que aconteceriam fruto do designo que Deus tinha plantado sobre a vida dele, a saber, ser um canal para que a descendência de Abraão pudesse ser preservada do tempo de tão grande seca e fome que viria sobre a terra e para que pudessem em um local protegido se multiplicarem de forma a se tornarem como a areia do mar e as estrelas do céu. Perceba que tudo começa a partir da voz de Deus, da palavra de Deus, até porque esta era a única garantia que José poderia ter que tudo iria contribuir para sua vitória e que ninguém poderia prevalecer contra ele, tudo isto devido a profecia que estava sobre sua vida, desde já quero profetizar sobre sua vida que O Espírito Santo lhe dará discernimento para que você perceba e compreenda seu desígnio, Ele falará com você através da revelação bíblica e você não terá dúvida de sua missão...(continua)



[1] Ver Mike Murdock. O Desígnio. Fort Worth TX. USA. Wisdom International, p10.Este autor defini desígno como a realidade de que você foi criado por Deus com um propósito determinado e muito especial, você foi criado para resolver um problema específico.

[2] Texto retirado da Bíblia Sagrada na Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Sabedoria para Vencer ! ( Parte 1)

A maioria dos cristãos concordam que ter sabedoria é algo bom, proveitoso e importante, há também uma concordância muito clara no que diz respeito ao fato de que Deus deseja dar sabedoria a todo o crente (Tiago 1:5), porém, na prática o que percebemos é que poucos crentes poderiam, por exemplo, listar atitudes do seu cotidiano que foram tomadas a partir de uma reflexão bíblica que gerou sabedoria prática.

Então, o que seria o encaminhamento bíblico quanto à construção de uma vida de sabedoria e vitórias? Acreditamos que todo processo na vida de um homem ou mulher de Deus precisa se desencadear a partir da revelação bíblica, porém, este ponto inicial necessariamente não nos isenta de termos que tomar diversas atitudes secundárias no desenrolar do cumprimento da direção profética, pelo contrário, estas atitudes secundárias demandarão posturas práticas que as validem, [1]Deus não apenas estabelece os fins, mas também determina os meios para o cumprimento de Sua vontade em nossa vida ...(continua)



[1] Ver Hernandes Dias Lopes. Destinados para a Glória, São Paulo: Mundo Cristão 2006. P.75

ATENÇÃO!!! CARTA DE JESUS A TODOS OS SEUS DISCÍPULOS!

Meus filhos cuidado para que vocês não sejam tentados a serem como os hipócritas religiosos que gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de mestre, pelo contrário, com vocês não devem ser assim, pois todos vocês são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre que sou eu Jesus.
Lembrem-se, aqui na terra não chamem ninguém de pai querendo substituir a Deus por ele porque vocês têm somente um Pai, que está no céu.
Não fiquem buscando ser chamados de líderes buscando atender assim os desejos ocultos de elogios e honra de seu coração porque vocês têm um líder, o Messias.
Entre vocês, o mais importante é aquele que serve aos outros, e não aquele que controla os outros.
Não se esqueçam, quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.
TEXTO EXTRAÍDO DE MATEUS 23:7-12 PARAFRASEADO POR André