DEUS E O PRÓXIMO FORA DOS PEDIDOS PARA O ANO NOVO...

Uma pesquisa sobre as resoluções de ano novo dos norte-americanos foi divulgada nesta segunda-feira, 3/1, pelo Instituto Barna, que tem sede nos Estados Unidos e direção evangélica, com a maioria das respostas apontando menos atitudes de solidariedade e preocupação com o próximo por parte dos pesquisados. Segundo o título da matéria de divulgação no site da entidade, “Individualismo brilha nas resoluções de ano novo de 2011 dos americanos” (Individualism Shines Through Americans' 2011 New Year's Resolutions). Nos comentários do relatório, afirma-se que isso não é nenhuma supresa.

Os tipos predominantes de resoluções da ano novo são: 30%, as relacionadas com peso, dieta e saúde; 15%, dinheiro, dívidas, finanças; 13% aperfeiçoamentos pessoais (incluindo ser uma pessoa melhor, mais generosa, reservar mais tempo para descanso e lazer, organizar a casa etc); 12%, combater vícios; 5%, emprego e carreira; 5%, espiritual ou relacionadas à igreja; 4%, educacional. 

Estes números revelam que poucos norte-americanos dizem que querem seu relacionamento com o próximo. Não houve menções a voluntariado ou serviço comunitário, somente alguns comentários sobre casamento e parentes. Quase nada sobre focar em ser um amigo melhor e apenas uma pequena fração mencionou o desejo de melhorar sua vida com Deus entre os planos para 2011.
O presidente do Instituto Barna, David Kinnaman, comentou: “Somente 9 dos 1.000 pesquisados mencionaram que um de seus objetivos para o novo ano era se aproximar mais de Deus de alguma maneira. Até nos raros casos de pessoas que mencionaram metas espirituais não eram relacionadas a uma busca pessoal ou uma experiência com Deus”.
 
Outro ponto destacado foi que não houve nenhuma resposta que mencionasse algo relacionado a preocupações ambientais. “Apesar da atenção que recebe os temas ambientais no mundo de hoje, nenhum dos pesquisados mencionou uma intenção de maior responsabilidade nesta área em 2011”.
O problema não parece ser exclusivo da parte mais ao norte do continente americano. Na maioria dos países latinos, predominam resoluções mais individualistas.

 fontes. Copiado do Site Notícias Cristãs. Link Original: http://news.noticiascristas.com/2011/01/deus-e-o-proximo-fora-da-maioria-das.html#ixzz1ANArbcze  Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

2011 o ano de viver o propósito de Deus!

Feliz 2011! Temos entendido que esse será o ano de vivermos de forma clara a caminhada na construção dos propósitos de Deus através de nós. Afirmamos isso, porque a palavra de Deus nos dá a certeza de que cada ser humano é chamado por Deus para viver segundo um propósito, de forma que cada um de nós possa ser um representante da  mensagem de Deus (O EVANGELHO) a humanidade, por isso somos chamados por Jesus a sermos sal para a terra e luz para o mundo (Mateus 5:13).  Para enfatizar nossa afirmação acerca dos projetos eternos de Deus para nós, podemos recorrer ao texto de JÒ 42:2 que afirma “... Nenhum dos seus planos ( planos de Deus) pode ser impedido...”, ainda recorrendo a bíblia, veremos Salomão dizer:
“ As pessoas fazem muitos planos , mas quem decidi é Deus...” ( Pv 19:21). Ou seja, Deus projetou para eu e você um propósito de vida. Apesar desta verdade, sabemos que o propósito é precedido de caminhos que as vezes o escondem, e aí, ficamos com a impressão de que o caminho que estamos trilhando não nos levará a lugar algum, mas Deus não é homem para que minta e sua palavra chega até nós para dizer “CHEGOU O ANO DE VIVER O PROPÓSITO”, quero te dizer que aqueles ideais, sonhos e projetos que o próprio Deus colocou em seu coração para que possa servi-lo deixarão de ser  somente sonhos e você verá claramente Deus tomando suas mãos para realizar aquilo que ele te criou para realizar em prol de uma sociedade evangelizada, não pela religião, mas pelo verdadeiro evangelho que fluirá através dos dons e talentos que Deus colocou em sua vida.
Sabendo que Deus fará isso em nós, resta a pergunta: Como poderemos viver o ano do Propósito? ( CONTINUA ...)
Pr andré Carvalho